AS 5 GRANDES EXTINÇÕES EM MASSA QUE JÁ OCORRERAM NA TERRA

Desde o surgimento do primeiro organismo vivo na terra até os dias hoje, vários desastres de imensa magnitude ocorreram na terra.
Os desastres têm sido tão grandes que podemos considerá-los como extinções em massa, na medida em que eles afetaram a todo o ecossistema, destruindo muitas espécies e alterando a estrutura geográfica. Hoje apresentaremos alguns detalhes das 5 grandes extinções de terra.
Confira:

PRIMEIRA EXTINÇÃO EM MASSA: PERÍODO ORDOVICIANO E SILURIANO

Primeira extinção em massa: período Ordoviciano e Siluriano
A primeira extinção em massa ocorreu há cerca de 440 milhões anos atrás, na transição entre o Ordoviciano e o período Siluriano. Por movimentos geológicos internos, ocorreu o derretimento das geleiras, e como consequencia o aumento dos níveis dos oceanos.
Esta catástrofe, se dividiu em dois picos, a vida marinha foi afetada e mais de 60% de suas espécies desapareceram.

SEGUNDA EXTINÇÃO EM MASSA: PERÍODO DEVONIANO

Segunda extinção em massa: período Devoniano
Ocorreu cerca de 360 milhões anos atrás. O evento de extinção do período Devoniano tardio foi causado por grandes glaciações , que reduziu a temperatura e o nível do mar. Certamente as espécies que viviam em águas quentes foram as mais afetadas (70%) e acredita-se que os corais nunca mais voltaram a ser como eram antes. Sua causa é desconhecida, ainda que tenha produzido grandes mudanças no planeta e, embora uma teoria sugira que ela pudessa ter sido causada por um meteorito, o assunto ainda está em debate.

TERCEIRA EXTINÇÃO EM MASSA: PERÍODO PERMIANO E TRIÁSSICO

Terceira extinção em massa: período Permiano e Triássico
Esta extinção em massa ocorreu há 250 milhões de anos entre os períodos Permiano e Triássico. Foi a que mais impactou a vida na terra, ao longo de sua existência, tanto que 95% das espécies desapareceram. Existem duas teorias para explicar o que aconteceu: o primeiro menciona o impacto de um asteróide no planeta; o segundo, uma erupção vulcânica , que afetou os níveis de oxigênio na atmosfera.

QUARTA EXTINÇÃO EM MASSA: PERÍODO TRIÁSSICO E JURÁSSICO

Quarta extinção em massa: período Triássico e Jurássico
Esta extinção ocorreu a cerca de 210 milhões anos atrás, entre os períodos Triássico e Jurássico. Na ausência de evidências de eventos catastróficos na época, acreditão que tenha sido ocasionada por um vulcão, dividindo o supercontinente Pangéia.

QUINTA EXTINÇÃO EM MASSA: PERÍODO CRETÁCEO E TERCIÁRIO

Quinta extinção em massa: período Cretáceo e Terciário
O quinto evento de extinção, que ocorreu entre os períodos Cretáceo e terciário, foi 65 milhões de anos atrás, e é o mais famoso de todos, porque por causa dele os dinossauros desapareceram. Aqui sim a causa provável parece ter sido o impacto de um asteróide com a terra que criou a cratera de Chicxulub, na Península de Yucatan. Uma grande porcentagem de espécies desapareceu, incluindo os répteis gigantes.
Estas são as 5 extinções em massa da vida na terra , que os cientistas descobriram. Muitos temem que nós estejamos no epicentro de uma sexta extinção, mais forte até que a quinta catástrofe, causada pela mais agressiva das catástrofes: o abuso da natureza pelos seres humanos.

Compartilhar :

Facebook Twitter Google+
0 Comentarios "AS 5 GRANDES EXTINÇÕES EM MASSA QUE JÁ OCORRERAM NA TERRA"

Back To Top